sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O pré-projeto

Olá pessoal
Hoje quero falar sobre o pré-projeto.
É muito importante este trabalho acadêmico porque ele mostra o caminho para o pesquisador, pois esclarece várias dúvidas e norteia a pesquisa.
Primeiro, é necessário escolher o tema. Como é difícil hem.
O tema é uma parte importante porque todas as pessoas querem um tema impactante, ou que leve algum benefício para a sociedade ou para a área acadêmica, por exemplo.
Na verdade o tema deve ser escolhido de acordo com o conhecimento prévio do assunto, ou seja, algo que o aluno já goste, que tenha afinidade, pois não adianta falar de direito tributário se a afinidade é com direito ambiental, por exemplo, no caso da área de direito.



Enfim, o tema também deve ter um sabor de interesse, ou seja, o aluno deve querer mesmo saber mais sobre aquele assunto, para realmente querer entender melhor e poder ajudar a sociedade em algo, não é mesmo, senão todo o trabalho seria inútil.
O tema, então, não é algo simples, é o início de tudo.
Após escolher o tema, é hora de saber a delimitação deste tema.
Para delimitar o tema deve-se entender sua extensão, ou seja, o assunto é direito ambiental. O tema poderia ser sobre a contaminação do solo ou da água. Assim, para delimitar deve-se entender a abordagem deste tema, ou seja, vai se falar sobre a responsabilidade civil das empresas ou do poder público?



Enfim, são momentos de reflexão, de estudo e debates com os colegas de trabalho ou com o orientador, para poder fechar esta delimitação e enfim, passar para a próxima fase do pre-projeto.
Na próxima postagem vou falar sobre a problemática e os objetivos ok?
Não se esqueça, qualquer dúvida ou ajuda extra entre no site www.monografiaurgente.com e veja de que formas podemos ajudá-lo.
Um grande abraço!

Nenhum comentário: