segunda-feira, 4 de março de 2013

Monografia Urgente

Olá pessoal

Hoje quero postar sobre a importância da monografia e dos passos a serem seguidos para que esta seja uma importante ferramenta de estudo e que sirva como base para uma apresentação de sucesso e de reconhecimento por parte dos professores e orientadores.

A monografia é um Trabalho de Conclusão de Curso muito utilizado pelas universidades, para não dizer por todas as universidades, porque tem algumas que dão preferência para outros tipos de TCC, como artigos científicos ou planos de negócios, entre outros.

A monografia segue normas próprias, geralmente ABNT, mas algumas mesclam, como ABNT para o texto e Vancouver para a bibliografia. Algumas universidades mudam as normas ABNT e seguem normas adaptadas, enfim; a Monografia segue normas religiosamente, de forma que se não forem seguidas não podem ser entregues ou se forem e estiverem fora das normas a nota será bem abaixo do esperado.

A Mono (um) grafia (escrita) é um trabalho geralmente feito por apenas uma pessoa. Existem monografias feitas por mais de um aluno, mas geralmente esta monografia é dividida entre eles, onde cada um faz uma parte.






A monografia se divide em: pré-texto, desenvolvimento e pós-texto.

No pré-texto tem-se: capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, lista de ilustrações, lista de abreviaturas, sumário, resumo e abstract.

Os modelos geralmente são enviados pelas universidades e grande parte enviam um "molde", onde se preenche apenas o conteúdo. Isso facilita muito a formatação do trabalho.

Então, vamos começar a falar do resumo para frente, porque a parte anterior se resume basicamente à digitação e formatação.

No próximo post vou explicar sobre o resumo, abstract e sumário. Ok?

Explicações mais detalhadas ou uma ajuda mais eficiente, entre em contato com www.monografiaurgente.com e tire suas dúvidas.

Um abraço!

Nenhum comentário: