quarta-feira, 6 de março de 2013

Resumo

Olá pessoal!

Hoje vamos falar sobre o resumo da monografia. Na verdade, o resumo deve ser feito sempre após tudo estar pronto, inclusive a conclusão.


O aluno deve juntar todas as partes, inclusive introdução e conclusão, para ter material suficiente para resumir.

Geralmente no resumo é preciso colocar o objetivo do estudo, pois o leitor deve entender qual é o foco do trabalho. Além disso, deve-se contextualizar o tema, explicando um pouco os motivos da escolha deste. Depois, fala-se um pouco da metodologia usada na pesquisa. E por fim, dá-se a conclusão obtida com a pesquisa.

Este é o caminho do resumo ideal na grande maioria dos cursos. Alguns cursos da área de saude exigem um resumo mais específico.

Não se pode simplesmente jogar texto, sem sentido, porque não é o resumo da fundamentação teórica apenas, e sim, do trabalho como um todo...é uma apresentação do que será a monografia que começará a ser lida a partir daquele momento.

Além do resumo, deve-se ter palavras-chave que mostram em três ou quatro palavras sobre o que foi estudado. Por exemplo: se o assunto for sobre segurança do trabalho em construção civil. Quais seriam as palavras-chave?

Segurança. Construção civil. Normas Regulamentadoras.

OU

segurança; construção civil; normas regulamentadoras.


No primeiro exemplo as palavras-chave foram separadas por ponto. No segundo exemplo foram separadas por ponto e vírgula. Qualquer um dos exemplos está correto.

O abstract é a tradução do resumo para o inglês. Tem universidades que exigem a tradução em mais um idioma, que pode ser francês ou espanhol. Não são todas as universidades que exigem a tradução do resumo.

Espero ter ajudado.

Maiores informações entre no site www.monografiaurgente.com e veja outras formas de como podemos auxiliá-lo.

Um abraço!

Nenhum comentário: